sexta-feira, 12 de junho de 2009

Os fenômenos de Hydesville


Em 1847, a casa [ uma tosca cabana ] de um certo John Fox [ e sua mulher Margareth ], residente em Hydesville, pequena cidade do Estado de New York, foi pertubada por estranhas manifestações; ruídos inexplicáveis faziam-se ouvir com tal intensidade que essa família não pode mais repousar.
Apesar das mais numerosas pesquisas, não se pôde encontrar o autor dessa bulha insólita; logo, porém, se notou que a causa produtora parecia ser inteligente.
As filhas do casal Fox, Margareth e Kate e ainda a mais velha, Lia, casada, eram médiuns. Kate, de 11 anos, no dia 31 de março de 1848, quando as pancadas ( em inglês chamadas raps ) se tornaram mais persistentes e fortes, resolveu desafiar o mistério, travando-se um diálogo com o que todos julgavam fosse o diabo:
- Senhor Pé-rachado, faça o que eu faço, batendo palmas.
Imediatamente se ouviram pancadas, em número igual ao das palmas. A Sra. Margareth, animada, disse, por sua vez:
- Agora faça exatamente como eu. Conte um, dois, três, quatro.
Logo se fizeram ouvir as pancadas correspondentes.
- É um espírito? perguntou, em seguida. Se for, dê duas batidas.
A resposta, afirmativa, não se fez esperar.
- Se for um espírito assassinado, dê duas batidas. Foi assassinado nesta casa?
Duas pancadas estrepitosas se fizeram ouvir.
Chamados os vizinhos, estes foram testemunhas dos mesmos fenômenos. Todos os meios de vigilância foram postos em ação para a descoberta do invisível batedor, mas o inquérito da família e o de toda a vizinhança foi inútil. Não se pôde descobrir a causa real daquelas singulares manifestações.
As experiências seguiram-se, numerosas e precisas. Os curiosos, atraídos por esses fenômenos novos, não se contentaram mais com perguntas e respostas. Um deles, chamado Isaac Post, teve a idéia de nomear em voz alta as letras do alfabeto, pedindo o espírito para bater uma pancada quando a letra entrasse na composição das palavras que quisesse fazer compreender. Desde esse dia, ficou descoberta a telegrafia espiritual; este processo é o que vemos aplicado nas mesas girantes.
Foi através desse processo - o uso do alfabeto na telegrafia espiritual - que os Espíritos enviaram mensagens reveladoras dos desígnios superiores, como esta a seguir:
" Caros amigos, deveis proclamar ao Mundo estas verdades. É a aurora de uma nova era; e não deveis tentar ocultá-la por mais tempo. Quando houverdes cumprido o vosso dever, Deus vos protegerá; e os bons Espíritos velarão por vós."
Os Fox, vítimas da intolerância e do fanatismo dos conservadores da fé, resolveram, então, oferecer-se para mostrar publicamente os fenômenos à população reunida no Corynthian-Holl, o maior salão da cidade de Rochester. Essas apresentações, após passarem pelo exame rigoroso de três comissões, foram declaradas verdadeiras, e, como era de se esperar, grande foi o tumulto, com o quase linchamento das jovens Fox.
Mas a perseguição traz, como consequêcia, o aumento do número de adeptos para as idéias que combate. Assim, poucos anos depois, já havia alguns milhares de seguidores do espiritualismo moderno nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário