As obras didáticas
Sem dúvida, chegando à capital da França, Denizard Rivail logo se pôs a exercer o magistério, aproveitando as horas vagas para traduzir obras inglesas e alemãs, e para preparar o seu primeiro didático. Assim é que em dezembro de 1823, lançou o Curso Prático e teórico de Aritimética, segundo o método de Pestalozzi, com modificações. O Cours d'Arithmétique ( Curso de Aritmética ) constituiu a primeira obra de cunho pedagógico e a primeira entre todas as demais dadas a público por Rivail. O futuro Codificador do Espiritismo, com apenas dezoito anos de idade [...], empregara esforços e talento na preparação do utilíssimo livro, assentando-o em bases pestalozzianas, mas com muitas idéias originais e práticas do próprio autor. A obra em questão era recomendada aos institutores e às mães de famílias que desejassem dar aos filhos as primeiras noções de Aritmética, e primava pela simplicidade e clareza, qualidades estas que são, aliás, o principal mérito de todas as publicações de Rivail-Kardec. O método por ele empregado desenvolve gradualmente as faculdades intelectuais do aluno. Este não se limita a reter as fórmulas pelas memória: penetra-lhes a essência, por assim dizer.
Além dessa obra, Rivail publicounomerosos livros didáticos, bem como planos e projetos dirigidos à reforma do ensino francês, numa verdadeira fertilidade pedagógica, no dizer de Wantuil e Thiesen. Destacaremos, dentre outras, as seguintes obras:
- Curso Completo Teórico e Prático de Aritmética ( 1845 );
- Plano Proposto para a Melhoria da Educação Pública ( 1828 );
- Gramática Francesa Clássica ( 1831 );
- Qual o Sistema de Estudos Mais em Harmonia com as Necessidades da Época? ( 1831 );
- Memória sobre a Instrução Pública ( 1831 );
- Manual dos Exames para os Títulos de Capacidade ( 1846 );
- Soluções dos Exercícios e Problemas do Tratado Completo de Aritmética ( 1847 );
- Projeto de Reforma no Tocante aos Exames e aos Educandários para meninas (1847 );
- Catecismo Gramatical da Língua Francesa ( 1848 );
- Ditados Normais dos Exames ( com Lévi-Alvarès - 1849 );
- Curso de Cálculo Mental ( 1845, ou antes );
- Programa de Cursos Usuais de Física, Química, Astronomia e Fisiologia ( 1849, provavelmente ).
O ensino intuitivo
Como não podia deixar de ser, Rivail utilizou-se do ensino intuitivo, processo didático preconizado por Pestalozzi e, segundo o qual, se transmite ao educando a realização, a atualização da idéia, recorrendo-se aos exercícios de intuição sensível ( educação dos sentidos ), com passagem natural a atividades mentais que preludiam a intuição intelectual. A idéia existe originariamente na criança, e a intuição sensível é somente a sua realização concreta, único meio de a idéia se tornar compreensível, porque se encontra como força modeladora que vive e atua na criança. O ensino intuitivo se funda na substituição do verbalismo e do ensino livresco pela observação, pelas experiências, pelas representações gráficas, etc., operando sobre todas as faculdades da criança. A base da instrução elementar de Pestalozzi - afirmou Jullien de Paris - é a INTUIÇÃO, que ele considera como o fundamento geral de nossos conhecimentos e o meio mais adequado para desenvolver as forças do espírito humano, da maneira mais natural.
O exercício das funções diretivas e educativas
Tendo fundado em 1826, em Paris, a Instituição Rivail, o jovem professor aí exerceu funções diretivas e educativas, desenvolvendo notável trabalho de aprimoramento da inteligência de centenas de educandos, aos quais ele carinhosamente chamava meu amigos. Deve-se ressaltar que tanto na Instituição, como em muitos outros de seus preendimentos, Rivail pôde contar com o apoio e a dedicação da Prof° Amélie-Gabrielle Boudet, com quem se casara em 1832.
Foi no decorrer de sua carreira de instrutor-filantropo que Rivail exercitou a paciência, a abnegação, o trabalho, a observação, a força de vontade e o amor às boas causas, a fim de melhor poder desempenhar a gloriosa missão que lhe estava reservada. Assim, antes mesmo que o Espiritismo lhe popularizasse e imortalizasse o pseudônimo Allan Kardec, já havia Rivail firmado bem alto, no conceito do povo francês e no respeito de autoridades e professores, a sua reputação de distinguido mestre da Pedagogia moderna, com o seu nome inscrito em importantes obras bibliográficas.
Dou aulas em um Centro Espírita.
ResponderExcluirComo a grande maioria não possui os livros, tenho feito o mesmo trabalho. Parabéns.