segunda-feira, 1 de junho de 2009

O Contexto histórico do século XIX na Europa, por ocasião do surgimento da Doutrina Espírita.


O século XIX representou umas das épocas em que fomos especialmente abençoados pela bondade superior, a despeito de todas as dificuldades assinaladas nesse período. Além das enormes contribuições culturais recebidas, fomos imensamente distinguidos pelo advento do Espiritismo, materializado no mundo físico pelo trabalho inestimável do professor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail que, ao codificar a Doutrina Espírita, adotou o pseudônimo de Allan Kardec.
Entretanto, é o século que dá início aos grandes movimentos revolucionários europeus que derrubaram o absolutismo, implantaram a economia liberal e extinguiram o antigo sistema colonial, movimentos esses apoiados nas idéias renovadoras da Filosofia e da Ciência, divulgadas no século XVIII por espíritos reformadores, denominados iluministas e enciclopedistas.
Tais idéias, de acordo com o espírito de Emmanuel, constituíram a base para que fossem combatidos, no século XIX, os [...] erros da sociedade e da política, fazendo soçobrar os princípios do direito divino, em nome do qual se cometiam todas as barbaridades. Vamos encontrar nessa plêidade de reformadores os vultos veneráveis de Voltaire [1694 - 1778], Montesquieu [1689 - 1755], Rousseau [1712 - 1778], D'Alembert [1717 - 1783], Diderot [1713 - 1784], Quesnay [1694 - 1774]. Suas lições generosas repercutem na América do Norte, como em todo o mundo. Entre cintilações do sentimento e do gênio, foram eles os instrumentos ativos do mundo espiritual, para regeneração das coletividades terrestres. Enfatiza ainda, Emmanuel que [...] foi dos sarifícios desses corações generosos que se fez a fagulha divina do pensamento e da liberdade, substância de todas as conquistas sociais de que se orgulham os povos modernos.
Os Estados Unidos foram a primeira nação a absorver efetivamente o pensamento renovador dos iluministas. Assim é que, após alguns incidentes com a metrópole - Grã-Bretanha -, os americanos proclamam a sua independência política, em 4 de Julho de 1776, tendo sido organizada, posteriormente, a Constituição de Filadélfia, modelops dos códigos democráticos do futuro.A independência americana repercutiu intensamente na França, acendendo o [...] mais vivo entusiasmo no anônimo dos franceses, humilhados pelas mais prementes dificuldades, depois do extravagante reinado de Luíz XV.
Em consequência, desencadeou-se um poderoso movimento revolucionário em 1789 - a Revolução Francesa -, consideradao marco que separa a Idade Moderna da atual, a Contemporânea. Os sucessivos progressos culturais em todos os campos do saber humano, desencadeados pela Revolução Francesa, foram tão marcantes que o século XIX entrou para a história como sendo o Século da Razão, assim como o século XVIII é denominada o Século das Luzes.
No contexto da história da civilização ocidental européia [...] o século XIX, tal como os historiadores o delimitam, ou seja, o período compreendido entre o fim das guerras napoleônicas e o início do primeiro conflito mundial [...], é um dos séculos mais complexos [...], marcado por um período de profundas tranformações políticos-sociais e econômicas, as quais tiveram o poder de influenciar gerações posteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário