segunda-feira, 8 de junho de 2009

O tríplice aspecto da Doutrina Espírita

O tríplice aspecto da Doutrina Espírita ressalta da própria conceituação que Allan Karde, conforme a citação feita no roteiro anterior (O objeto do Espiritismo): O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, ele compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.
O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: [ é ainda Kardec quem afirma ] o das manifestações, o dos princípios e da filosofia que delas decorrem e o da aplicação desses princípios. Daí, três classes, ou, antes, três graus de adeptos: 1º. Os que crêem nas manifestações e se limitam a comprová-las; para esses, o Espiritismo é uma ciência experimental; 2ª. Os que lhe percebem as consequências morais; 3º. Os que praticam ou se esforçam por praticar essa moral. Qualquer que seja o ponto de vista, científico ou moral, sob que considerem esses estranhos fenômenos, todos compreendem constituírem eles uma ordem, inteiramente nova, de idéias que surge e da qual não pode deixar de resultar uma profunda modificação no estado da Humanidade e compreendem igualmente que essa modificação não pode deixar de operar-se no sentido do bem.

Assim, consoante às palavras de Kardec, podemos identificar o tríplice aspecto do Espiritismo:

a) científico - concernente às manifestações dos Espíritos;
b) filosófico - respeitante aos princípios, inclusive morais, em que se assenta a sua doutrina;
c) religioso - relativo à aplicação desses princípios.

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