sexta-feira, 10 de julho de 2009

A Gênese

Publicado em janeiro de 1868, com o nome de A Gênese - os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, este livro fecha o ciclo das obras da Codificação Espírita. Em sua folha de rosto está escrito: A Doutrina há resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A Ciência é chamada a constituir a Gênese de acordo com as leis da Natureza. Deus prova a sua grandeza e seu poder pela imutabilidade das suas leis e não pela ab-rogação delas. Para Deus, o passado e o futuro são o presente. O objeto desta obra é, conforme o título indica, o estudo de três pontos, a saber: a gênese, propriamente dita, do I ao XII capítulo; os milagres, do XIII ao XV capítulo, e as predições, do XVI ao XVIII capítulo.
Em mensagem datada de dezembro de 1867, o Espírito São Luís, referindo-se ao livro que estava preste a surgir, assim se expressa: Esta obra vem a propósito, no sentido de que a Doutrina está hoje bem firmada do ponto de vista moral e religioso. Seja qual for a direção que tome doravante, tem raízes muito profundas no coração dos adeptos, para que ninguém possa temer se desvie ela de sua rota. O Espiritismo atualmente entra numa nova fase. Ao atributo de consolador alia o de instrutor e diretor do espírito, em ciência e em filosofia, como em moralidade. A caridade, sua base inabalável, dele fez o laço das almas eternas; a ciência, a solidariedade, a progressão, o espírito liberal dele farão o traço de união das almas fortes.
[...] A questão de origem que se liga à Gênese é para todos apaixonantes. Um livro escrito sobre esta matéria deve, em consequência, interessar a todos os espíritos sérios. Por esse livro, como vos disse, o Espiritismo entra numa nova fase e esta preparará as vias da fase que se abrirá mais tarde [...]. É que, com [...] o seu livro A Gênese, o Codificador abria uma brecha seriíssima em vasto domínios da Ciência, sem deixar, por isso, de penetrar em ínvios terrenos antes reservados à Teologia ou à Filosofia [...].
No que se refere à importância e oportunidade da obra, duas mensagens - endereçadas a Kardec pelos Espíritos que o secundam na sua elaboração - merecem destaque. A primeira, datada de setembro de 1867, diz o seguinte: Pessoalmente, estou satisfeito com o trabalho [ de elaboração de A Gênese ], mas a minha opinião pouco vale, a par da satisfação daqueles a quem ela transformará. O que, sobretudo, me alegra são as consequências que produzirá sobre as massas, tanto no espaço, quanto na Terra. A segunda, com data de julho de 1868, afirma: Está apenas em começo a impulsão que A Gênese produziu e muitos elementos, abalados por ela, se colocarão, dentro em pouco, sob a tua bandeira. Outras obras sérias também aparecerão, para acabar de esclarecer o juízo humano sobre a nova doutrina.
Conforme foi previsto nessas mensagens, muitos ficaram realmente abalados pelos novos estudos e, como consequência, surgiram importantes pesquisas, livros, tratados, marcas da fase nova na qual entrara o Espiritismo, de acordo com a afirmativa do Espírito São Luís: [...] o Espiritismo entra numa nova fase e esta preparará as vias da fase que se abrirá mais tarde [...] cada coisa deve vir a seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário